Cartão de Confirmação do ENEM 2020: Veja como Consultar!

O Cartão de Confirmação do Enem 2020 é fundamental a fim de que os candidatos possam fazer a prova. Trata-se de um documento que atesta a participação no certame, além de conter informações importantes.

De fato, nele podem ser verificadas informações a exemplo, local, hora e dias da prova. Por isso, é importante tê-lo em mãos buscando não sofrer com imprevistos de última hora, como não saber o endereço às vésperas da prova.

Com o intuito de mostrar o porquê de esse documento ser tão importante, o mostramos em todos os seus detalhes. No sentido de saber mais é só continuar a leitura!

Cartão de Confirmação do ENEM 2020: Informações que você precisa saber!

Inicialmente devemos ressaltar que esse é um documento de uso pessoal do candidato, ou seja, cada um dos participantes conta com seu respectivo cartão.

Esse documento é fundamental, na medida em que comprova a participação no certame.

Por isso, tê-lo em mãos é uma garantia de que se poderá ter acesso ao local de provas e realizá-la.

Além do que, conforme já foi mencionado, tem informações essenciais que evitam confusão na hora de se organizar para fazer a prova.

Quando Estará Disponível o Cartão de Confirmação do ENEM 2020?

Em geral, o cartão fica disponível por volta de outubro, cerca de um mês antes da realização das provas.

Baseado nesse motivo, o ideal é estar atento às datas e fazer o melhor planejamento.

A informação acerca da data de disponibilidade do cartão de confirmação deve ser conferida no site Enem, organizado pelo Inep.

Cartão de Confirmação ENEM 2020

Acessar e Consultar o Cartão de Confirmação do ENEM 2020

Há alguns anos atrás, o candidato recebia o cartão em casa, via Correios. Atualmente, o cartão é disponibilizado no site do certame.

A ideia é que o procedimento se repita em 2020, haja vista que já se tornou a norma padrão. A fim de consultar, você precisa acessar a Página do Participante ENEM 2020.

Dados do Cartão de Confirmação do ENEM

Através dele, o candidato fica a par de informações importantes. Além das já referidas, é possível verificar o número da inscrição, a língua estrangeira escolhida e o horário de abertura dos portões.

O número da sala onde será realizada a prova também é descrito no documento.

Uma recomendação importante diz respeito ao número de CPF constante nesse documento. É imprescindível que o candidato confira a exatidão dessa informação, a fim de evitar possíveis contratempos.

Além desses dados, o cartão também deve conter especificações concernentes à necessidade ou não de atendimento especial.

Caso seja requerido e esteja indicado no cartão de confirmação, o candidato pode ter acesso a um intérprete de Libras ou guias-intérpretes a pessoas surdas ou cegas.

O candidato tem acesso ainda a instruções fundamentais, que podem auxiliar no cumprimento das regras exigidas com a intenção de que se possa fazer o exame.

Entre essas regras, estão as obrigações dos candidatos. Só para exemplificar, é obrigatório que estes portem caneta preta e documento de identidade.

A não obediência a qualquer uma das exigências que constam nas instruções pode levar a desclassificação do candidato.

Provas do ENEM 2020

Da mesmo forma que todos os anos, é provável que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio sejam realizadas no fim do ano, por volta de novembro.

Geralmente, o certame é aplicado durante dois dias. No primeiro, aplicam-se as provas de Linguagens, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo, são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Um Documento Imprescindível!

À vista de tudo que foi dito, podemos concluir que estar com esse documento em mãos é fundamental buscando evitar contratempos no momento da realização da prova.

Com o Cartão de Confirmação do Enem 2020, o candidato pode ter a certeza de que realizará a prova e ler as instruções visando cumprir com as normas exigidas.

E você, está se preparando para o Enem 2020? Já sabia da importância do cartão de confirmação? Comente!

Avalie esta matéria

Clique na estrela desejada para avaliar

Classificação: / 5. Votos: