Como estudar para o Enem 2020 – Confira agora!

Os candidatos do Enem 2020 sabem a importância de dedicar aos estudos. É muito conteúdo que deve ser explorado durantes os meses que antecedem a prova e vivem se perguntando: “o que estudar para o Enem 2020?”

Planejar um bom cronograma de estudo é essencial para alcançar o objetivo de conseguir ingressar em um curso superior.

Muitas pessoas fazem parte de cursinhos pré-vestibulares, praticam através de simulados online e presenciais e compram inúmeras apostilas especializadas no Enem, com diversos assuntos especializados nas diferentes áreas.

O que estudar para o Enem 2020?

Essa é uma das perguntas mais feitas pelos candidatos do Enem. Muitas são as dúvidas, mas provavelmente essa é a mais famosa. O que vai cair no Enem?

Movimentos literários, linguagem, poesias, morfologia, gêneros textuais, semântica, são os assuntos mais recorrentes quando a matéria é a Língua Portuguesa.

Já falando de Matemática percebe-se que a maioria dos assuntos cobrados são: porcentagem, fração, regra de três, prismas e leitura e análises de gráficos.

Na parte de ciências humanas, em história, o período de colônia no Brasil e ditadura militar são essenciais para estudar. Quando o assunto é geografia fique atento na agricultura brasileira e nos movimentos de migração.

Em filosofia e sociologia são exigidos conhecimentos em relação a globalização, iluminismo, marxismo, culturas de massa e movimentos sociais são assuntos certeiros.

Para ter uma ideia do que estudar em física procure saber mais sobre eletricidade, ondas e mecânica. Sobre química foque em estequiometria e eletroquímica.

Os assuntos de biologia que podem estar presentes na prova vão desde a ecologia e sustentabilidade até os ciclos de carbono, água e nitrogênio.

Não se esqueça da educação física e artes que é uma área que sempre contempla o renascimento, o grafite, a música e a dança.

Lembre-se que os assuntos citados são temas que sempre fazem parte da prova, mas há muitos outros que precisam ser estudados também, faça uma lista e priorize os assuntos que são os considerados mais difíceis.

Como estudar para o ENEM 2020

Dicas de como estudar para o Enem 2020

1 – Monte seu próprio roteiro de estudo

Você conhece seus limites, você sabe onde precisa aperfeiçoar e quais assuntos possui uma maior facilidade. Montar um roteiro que atenda as suas necessidades é essencial para conseguir mandar bem no Enem.

Ademais, faça listas do que precisa ser visto com urgência e dos temas que podem ser explorados com mais calma.

2 – Resuma os assuntos

Sintetize tudo o que você estudou evidenciando as partes importantes. Após ler e praticar alguma matéria, reserve um momento para fazer um resumo e escreva tudo aquilo que você conseguiu apreender.

Seja criativo e coloque esses resumos em lugares estratégicos para você ler sempre quando for possível. Aliás, utilize de diferentes canetas, lápis e pincéis.

3 – Revise os conteúdos

Não ignore os assuntos estudados após um tempo. É importante retornar e fazer uma breve revisão do que você estudou algumas semanas atrás.

Isso, certamente, ajudará na fixação do que você de fato aprendeu e irá te ajudar.

Sobretudo, relembrar é uma maneira boa de estudar, dedique algum tempo fazendo isso.

4 – Faça simulados e estude provas de anos anteriores

Uma boa ideia em como estudar para o Enem 2020 é pesquisar pelas provas que foram utilizadas nos anteriores.

Elas estão sempre disponíveis na internet e são de fácil acesso. Portanto, faça as questões e depois procure o gabarito para ver se você acertou.

Há a opção ainda, de fazer simulados online ou pagos para treinar como será o dia da prova.

5 – Pratique a sua escrita

Não esqueça da redação, por isso tente escrever sempre que possível um texto dissertativo-argumentativo, na estrutura exigida pelo Enem 2020.

Ainda assim, não esqueça de estudar todos os temas possíveis e procure sempre praticar.

Confira dicas excelentes para a Redação ENEM 2020 aqui!

Empenho e dedicação

Não basta saber o que estudar para o Enem 2020, os candidatos precisam de muito empenho e dedicação para conseguirem obter uma boa nota no exame.

Aliás, mantenha a calma e fuja da pressão no dia da prova.

Compartilhe essas dicas do texto com os amigos e deixe nos comentários alguns conteúdos que podem cair no Enem 2020!

Avalie esta matéria

Clique na estrela desejada para avaliar

Classificação: / 5. Votos: