ENCCEJA 2020: Tire Seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio!

Para pessoas que não conseguiram terminar os estudos na educação básica em tempo hábil, o Encceja 2020 é uma grande oportunidade. Esse exame é uma forma de dar mais oportunidade a pessoas que não puderam estudar.

Além de ser um auxílio a essas pessoas, o Encceja também serve de parâmetro a fim de que jovens e adultos avaliem seus conhecimentos. Ademais, esse exame propicia o desenvolvimento de indicadores visando avaliar a educação brasileira.

Com o intuito de falar sobre esse assunto em mais detalhes, explicamos o que é o Encceja. Mostramos ainda como é possível fazer a inscrição no exame e quem pode participar. Aproveite!

Inep Encceja

O Encceja é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Mas, ainda que ele seja aplicado por esse instituto, as declarações de proficiência e emissões de certificado ficam a cargo das secretarias de educação.

Publicidade

Atualmente, existem quatro formas de aplicação do certame. São elas o Encceja Nacional PPL, o Encceja Exterior, o Encceja Nacional para residentes no Brasil e o Encceja Exterior PPL.

O que é o Encceja 2020?

Essa sigla faz referência ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O exame foi aplicado pela primeira vez em 2002 e possibilita a certificação de conclusão dos níveis fundamental e médio a pessoas fora da faixa etária.
Dessa forma, torna-se possível corrigir a defasagem em relação ao fluxo escolar.

O Encceja também é um instrumento de medição dos saberes de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.

Quem pode fazer o Encceja?

Podem participar do exame os jovens e adultos brasileiros residentes no país ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no período correto.

No entanto, existem alguns critérios à admissão no exame. Entre eles, podemos mencionar a idade mínima de 15 anos aos participantes que desejem obter o certificado de conclusão do ensino fundamental.

Já no sentido de quem busca a certificação de conclusão do ensino médio, é obrigatório ter pelos menos 18 anos completos.

Encceja 2020

Inscrição Encceja 2020

As inscrições devem ser feitas na página do Encceja. Veja o passo a passo da inscrição aqui!

Com base nisso, basta acessá-la, clicar na opção “Inscrever” e informar o CPF e a data de nascimento.

Em seguida, é necessário ainda preencher um formulário com dados pessoais, tais como número da identidade e estado civil.

É importante também que o participante indique a instituição que disponibilizará o certificado e a cidade onde realizará a prova.

Ademais, deve-se responder a um questionário socioeconômico e criar uma senha de acesso.

Documentos Obrigatórios no Cadastro

Conforme já mencionamos, os documentos obrigatórios à realização do cadastro são o CPF e a carteira de identidade.

No que concerne ao preenchimento desses dados nos respectivos campos, é essencial que os números desses documentos sejam digitados corretamente.

O preenchimento incorreto dessas informações pode ocasionar um impedimento na participação no certame.

Calendário Encceja 2020

As datas de inscrições do exame são distintas em cada uma das formas de aplicação. Tal como ocorreu em datas anteriores.

Só para exemplificar, o Encceja nacional de residentes no Brasil tem datas de inscrição diferentes do exame aplicado aos residentes no exterior.

A fim conferir todas as datas do cronograma em detalhes, o Inep disponibiliza aos participantes um edital com informações precisas.

A OPORTUNIDADE PARA CONCLUIR OS ESTUDOS

A partir do que foi dito, podemos concluir que esse exame é uma excelente oportunidade a pessoas fora da faixa etária corrigirem o fluxo escolar.

Com o Encceja 2020, adultos e jovens nessa situação podem reaver uma chance para crescerem intelectualmente e profissionalmente.

E você, está planejando participar do Encceja? O que pensa sobre essa oportunidade? Comente!

Se preferir, veja a Página do Participante Encceja 2020 aqui!


Avalie esta matéria

Clique na estrela desejada para avaliar

Classificação: / 5. Votos: