Inscrição Encceja 2020 – Veja como se inscrever – Passo a Passo!

Se você ainda não concluiu o ensino fundamental ou o médio, o Encceja é a sua oportunidade. Para isso, precisa entender a melhor forma de fazer a inscrição encceja 2020!

O Encceja é um exame nacional à certificação de jovens e adultos. Ele irá facilitar a conclusão dos seus estudos, acompanhe!

Quem pode se inscrever no Encceja?

O exame é feito destinado a jovens e adultos que querem o certificado de conclusão de estudos. No entanto, as inscrições encceja 2020, têm pequenas ressalvas:

Certificado de conclusão do Ensino Fundamental

Se quiser o certificado de conclusão do ensino fundamental, é preciso que o candidato tenha 15 anos completos até a data de realização do exame.

Certificado de conclusão do Ensino Médio

Visando realizar o exame em busca do certificado de conclusão de ensino médio, é necessário que o candidato tenha, no mínimo, 18 anos.

Publicidade

Além disso, é obrigatório possuir um CPF válido em seu nome buscando que sua inscrição seja validada e assim, possa realizar a prova.

Inscrição ENCCEJA 2020 – Passo a Passo

Para se inscrever no Encceja é muito simples, basta seguir estas orientações:

  1. Entre no portal oficial do Encceja;
  2. Clique em inscrição;
  3. Insira todos os dados pessoais e outras informações requeridas;
  4. Selecione qual é o nível de formação que deseja ter com o Encceja;
  5. Escolha o local da realização da prova, bem como o local de retirada do certificado;
  6. Responda ao questionário socioeconômico;
  7. Após clicar em concluir, espere que a mensagem de confirmação apareça em sua tela.

Inscrição Encceja 2020

Prova Encceja 2020

A prova do Encceja não possui um conteúdo fixo. Ele depende única e exclusivamente do aluno. Isso porque é levado em consideração o ano em que o aluno parou de estudar e quais são os conhecimentos que ele tem à realização do certame.

O exame é separado por matérias, quando realizado na conclusão do fundamental. A prova 1 é sobre as matérias que envolvem linguagens, sendo elas: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação.

A prova 2 é a de matemática. A 3 é de história e geografia e a 4 sobre ciências naturais.

Quando realizado na obtenção do certificado de ensino médio, o exame é separado em áreas, sendo elas: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

Uma das novidades do Encceja 2020 é a possibilidade de conseguir os dois certificados de uma vez só. Antes, se caso tivesse idade para retirar o certificado de conclusão do ensino médio, mas não tivesse o do fundamental, era necessário fazer o exame em dois anos seguidos, hoje não mais.

Outra novidade é que agora é possível realizar a avaliação se o candidato completa 15 ou 18 anos até a data da prova.

Antes era necessário, portanto, que o mesmo tivesse com a idade completa no ato da inscrição.

Resultado Encceja 2020

Os resultados são divulgados tempos depois da realização do exame. Para saber se seu nome está na lista de aprovados, é só acessar a Página do Participante no site do Inep.

Todavia, se caso não conseguir o certificado desejado, o de conclusão de ensino fundamental ou médio, não desanime. Ainda assim, é possível obter a Declaração Parcial de Proficiência.

Essa Declaração Parcial de Proficiência é a declaração de que atingiu a pontuação mínima em uma ou mais avaliações.

Com essa declaração é possível que elimine de seu currículo as matérias em que passou no exame. Assim, poderá se dedicar mais às matérias que tem mais dificuldade.

Ademais, espero que essas informações tenham ajudado você a entender um pouco mais sobre o Encceja.

E agora, está esperando o quê para realizar a inscrição e concluir os seus estudos?


Avalie esta matéria

Clique na estrela desejada para avaliar

Classificação: / 5. Votos: