Aprenda como solicitar a isenção Enem 2020!

A isenção Enem 2020 segue alguns critérios para que seja concedida. O estudante deve cumprir uma série de exigências a fim de que ele seja isento de pagar a taxa de inscrição do Enem 2020.

Essa, por sua vez, custa 83 reais. E foi pensando nisso que preparamos este artigo.

Abaixo você vai saber a melhor maneira de conseguir a isenção Enem, com todas as informações relevantes que precisa ter conhecimento.

Continue acompanhando o artigo e entenda mais e boa leitura!

O que é a Isenção do Enem 2020?

A cada edição do Enem, o programa disponibiliza uma isenção a alguns alunos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Como falamos anteriormente, a taxa de inscrição do Enem 2020 é de 83 reais.

Não são todos os alunos que possuem condições de pagar esse valor. Por conta disso, o programa disponibiliza a isenção. Depois que o edital é publicado, essa é uma das primeiras etapas a quem irá fazer o Enem, pedir a isenção da taxa.

Isso acontece porque a isenção tem um prazo determinado para ser solicitada. Em vista disso, é fundamental que fique atento visando não perder a isenção. Caso você perca, tem duas opções. A primeira é pagar a taxa de inscrição de 83 reais.

Caso não tenha esse valor, terá que esperar até ano que vem com intuito de fazer a inscrição novamente e solicitar a isenção. Afinal, o Enem só acontece uma vez ao ano, sempre nos meses finais.

Através do site do Enem tem a possibilidade de verificar o prazo e pedir a isenção Enem 2020. Vale ressaltar ainda que o pedido é feito, totalmente, pela internet, através da página do participante.

Essa é uma das melhores formas de economizar e fazer jus ao direito de estudante de ser isento da taxa. Abaixo explicamos melhor quem pode pedir a isenção Enem 2020.

Isenção ENEM 2020

Quem Pode Pedir a Isenção do Enem 2020?

Para que o aluno tenha direito à isenção Enem 2020, é preciso que ele cumpra algumas exigências solicitadas pelo ENEM.

Caso você se encaixe nas condições especificadas abaixo, pode solicitar a isenção do Enem.

Buscando ter direito à isenção Enem 2020 é preciso que:

  • O aluno esteja cursando, em 2020, a última série do Ensino Médio numa escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
  • O aluno tenha cursado todo o ensino médio sendo bolsista integral em escola privada ou todo o ensino médio em escola pública. Vale ressaltar que também é preciso que ele tenha renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
  • O aluno pode estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica sendo membro de família baixa renda. O aluno precisa ter NIS – Número de Identificação Social, válido e único.

Neste último caso, é preciso também que o aluno tenha renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo.

Pode ser também renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Vale ressaltar ainda que o INEP é o organizador e responsável pela avaliação todas as solicitações de isenção. Fora isso, ele também administra os processos que ocorrem do início ao fim do Enem.

A Melhor Forma de Solicitar a Isenção do Enem 2020

Assim que estiver disponível, poderá solicitar a isenção Enem 2020, e é importante que você já o faça. Não deixe para depois porque imprevistos podem ocorrer e você perder o prazo.

Procurando acessar o sistema, você precisa do seu CPF e da data de nascimento. Também precisará de um endereço de e-mail, telefone e celular válido com o intuito de o Instituto organizador possa encontrá-lo.

O passo a passo a fim de solicitar a isenção Enem 2020 é esse:

  1. Acesse o site do Enem e clique na página do participante;
  2. Entre no sistema do Enem;
  3. Siga as etapas, preencha com o seu CPF e data de nascimento;
  4. Siga todas as orientações da tela e conclua o pedido de isenção.

O resultado da sua solicitação deve acontecer por volta do dia 17 de abril de 2020.

Espero que você tenha entendido como funciona a isenção Enem 2020. Agora é com você! Fique atento e não perca o prazo da isenção.

Avalie esta matéria

Clique na estrela desejada para avaliar

Classificação: / 5. Votos: