Nota do ENEM 2020 – Aprenda a Consultar e Veja Como Usá-la!

Umas das maiores preocupações dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio é o resultado. A nota do Enem 2020 é sinônimo de ansiedade dos candidatos que fazem a prova.

Obter uma boa nota nesse processo seletivo é essencial, pois é a forma de ingressar em algum curso de alguma instituição de ensino superior.

Para conseguir um bom desempenho, os participantes se empenham durante meses buscando aprender tudo o que é necessário e mandar bem na hora da prova.

Como funciona a nota do Enem 2020?

A forma de cálculo da nota do Enem pode causar certa confusão nos participantes, mas após entende-la ficará bem claro.

A forma é chamada de Teoria de Resposta ao Item (TRI). E será calculada após levar em contra 3 fatores: o desempenho individual dos candidatos, a quantidade de acertos e o nível de dificuldade dos participantes.

Durantes os testes, que são feitos pelo Instituto de Educação e Pesquisas Educacionais, o Inep, cada pergunta irá receber um nível. O banco de dados possui muitas questões testadas.

A coerência que o participante irá obter será avaliada com o auxílio do nível de dificuldade de cada item e será feito através de análises das estatísticas.

É esperado por esse sistema, que se o candidato acertou uma questão considerada difícil, ele também irá acertar uma questão de nível fácil.

A coerência de desempenho é exatamente isso. Pois se o candidato acerta uma questão difícil e erra uma fácil, pode considerar que foi sorte. Por isso algumas questões possuem um peso menor na hora do cálculo.

Sendo assim, o participante que acertar apenas as questões difíceis e errar as fáceis e medianas, poderá receber nota menor do que os candidatos que acertarem as questões mais fáceis e medianas e errarem as mais difíceis.

É essencial que todas as perguntas sejam respondidas com o mesmo empenho dedicado pelos participantes.

Nota do ENEM 2020

Uma dica importante!

O tempo da prova é curta em relação a quantidade de questões que serão precisos responder, sendo assim, priorize as de níveis fácil e médio, já que elas irão ajudar a manter uma boa coerência do resultado geral do candidato.

Já que não poderá ser possível ler todas as questões com a mesma dedicação, chute as questões mais difíceis.

Como a Nota do Enem é Calculada?

A média simples do Enem será calculado de forma mais simples também. Basta somar as notas, das áreas de conhecimento mais da redação, e depois fazer a divisão do resultado por 5.

Há também o cálculo para ser feito e conseguir chegar na média complexa. Basta fazer a soma da pontuação dos cadernos de questões e depois dividir o total pelos pesos de cada matéria.

Visando conseguir o valor dos pesos, o candidato deverá fazer uma pesquisa nos sites das universidades.

Consultar a Nota do Enem 2020

O candidato deverá aguardar o período de dois meses até a divulgação das notas. Mantenha a calma, pois esse processo leva algumas semanas até ser concluído.

Quando o momento certo chegar, basta que o candidato acesse o portal do participante. E, assim, cheque a nota que conseguiu obter na prova.

Não se desespere, pois em caso de uma nota ruim, o participante poderá tentar novamente no ano seguinte.

Consulta Resultado do ENEM 2020! – Passo a Passo

Avaliação da Sua Nota!

Se o candidato deseja saber se obteve um bom desempenho, após a divulgação da nota, será necessária uma pesquisa das notas de cortes dos anos anteriores das instituições de ensino.

Lembre-se que as notas de corte sempre variam e mudam de ano para ano. Elas podem subir ou descer.

Não desanime se a sua nota do Enem 2020 não for o suficiente. Mas saiba que você precisará se dedicar mais no ano seguinte.

Compartilhe essas informações com amigos e familiares!

Avalie esta matéria

Clique na estrela desejada para avaliar

Classificação: / 5. Votos: