Saiba Como Funciona a Prova ENCCEJA 2020!

A prova Encceja 2020 é uma oportunidade que muitas pessoas que não tiveram acesso aos estudos têm de conseguirem o diploma de conclusão do ensino médio.

De fato, este é um programa que o Governo Federal desenvolveu para propiciar melhores oportunidades a pessoas nessa condição. Antes, podia-se ter acesso a essa possibilidade por meio do Enem.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, apresentamos informações como quem pode fazer o Encceja e o período em que será realizada a prova. Explicamos também como se pode fazer uma boa prova. Confira!

Quem pode fazer o ENCCEJA 2020?

O Encceja 2020 pode ser feito por pessoas que estão fora da faixa etária adequada ao final do ensino fundamental ou do médio.

Nesse sentido, para que se possa fazer o exame destinado à obtenção do certificado de conclusão no nível fundamental deve-se ter no mínimo 15 anos.

Já os candidatos que queiram fazer o Encceja para obter a certificação de conclusão do ensino médio devem ter no mínimo 18 anos completos.

Ademais, é importante que os participantes tenham um número de CPF válido e um documento com foto.

Esse documento pode ser tanto a identidade, quanto a carteira de habilitação ou CTPS.

Confira o passo a passo da inscrição ENCCEJA 2020!

Calendário da Prova ENCCEJA 2020

Ainda que o cronograma oficial do exame que será feito em 2020 ainda não esteja disponível, é possível se basear pelas edições anteriores.

Só para exemplificar, no ano de 2019 as inscrições ocorreram ainda no primeiro semestre, no mês de abril.

Já a aplicação das provas e os resultados estão programados para o segundo semestre. No caso das provas, estas acontecem no mês de agosto. Os resultados estão previstos para novembro.

Contudo, recomenda-se que todos os candidatos acompanhem as notícias e novidades anunciadas no portal do Inep.

Uma dica que pode facilitar esse acompanhamento é seguir as páginas destinadas à divulgação de notícias sobre esse assunto.

Prova Encceja 2020

Conteúdo da Prova ENCCEJA 2020

O Encceja é constituído de 4 provas, tanto para o nível fundamental, quanto para o médio. Ademais, cada uma delas contêm 30 questões de múltipla escolha, versando sobre diversos assuntos.

No que concerne especificamente às provas do ensino fundamental, elas são divididas em quatro áreas do conhecimento. São elas:

  • Ciências naturais;
  • Matemática;
  • Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação;
  • História e geografia.

Do mesmo modo, as provas do ensino médio estão organizadas em quatro áreas de conhecimento, sendo elas as listadas abaixo:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias.

Acesse agora a Página do Participante Encceja 2020!

Como fazer uma boa prova?

Antes de qualquer coisa, é fundamental que o candidato tenha um bom planejamento de estudos.

O ideal é fazer um cronograma com dias e horários específicos para os estudos de cada disciplina. Assim, é possível abarcar os principais conteúdos cobrados.

Outra dica importante para quem deseja fazer uma boa prova é resolver o máximo de questões das provas anteriores. Desse modo, pode-se entender melhor como são estruturadas as questões.

Para que não se perca tempo separando essas questões ou procurando materiais de estudo, o ideal é que se adquira uma apostila voltada para o exame.

Uma oportunidade para mudar de vida!

Assim, pode-se concluir que esse exame é fundamental para aquelas pessoas que desejam crescer em sua vida profissional.

Isso porque ser aprovado na prova Encceja 2020 possibilita o aumento do nível de escolaridade, o que tende a abrir novas portas.

E você, pretende fazer o próximo Encceja? Tem alguma dica de estudo para quem quer se preparar para essa prova? Compartilhe com a gente!

Depois da prova, você irá precisar consultar o seu Resultado, confira aqui!

Avalie esta matéria

Clique na estrela desejada para avaliar

Classificação: / 5. Votos: