Conheça o SISU 2020 e Garanta sua Vaga!

O SISU 2020 é uma das formas mais seguras de se ingressar em uma universidade pública. Com ele, é possível escolher onde se quer estudar a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

De fato, esse sistema tornou possível aos estudantes de todo país entrar em IES fora de seu estado sem ter que se deslocar de sua localidade.

Isso porque o SISU torna desnecessário o vestibular, funcionando por meio do Enem.

Para falar em mais detalhes acerca desse assunto, explicamos o que é esse sistema, sua funcionalidade e quem pode participar dele.

Mostramos ainda como se pode fazer a inscrição no sistema. Confira!

SISU 2020

Essa sigla significa Sistema de Seleção Unificada. Como o nome mesmo indica, através desse sistema os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio podem escolher entre várias IES públicas constantes na plataforma.

O sistema de responsabilidade do MEC é totalmente informatizado e as seleções feitas para os inúmeros cursos das várias IES é automatizado.

Isso dá uma maior rapidez e dinamismo ao processo, o que facilita a vida dos candidatos.

Sisu 2020

Como funciona o SISU?

O SISU provavelmente não passa por grandes alterações em seu funcionamento.

Dessa forma, o candidato deve realizar a inscrição na página do SISU, utilizando a senha e o número de inscrição do Enem.

Em seguida, o candidato deve escolher duas opções de curso e acompanhar o processo. Nesse passo, é essencial que o participante consulte a nota de corte visando avaliar as chances de ser aprovado.

Os candidatos que obtiveram a nota de corte mínima e foram classificados são convocados a fim de fazer a matrícula na IES que escolheram.

Quem pode participar da Sistema de Seleção Unificada?

Podem participar do SISU 2020 estudantes que fazem o Enem do respectivo ano e que não obtenham pontuação zero na redação do certame.

É importante salientar que algumas universidades podem exigir notas mínimas para determinados cursos.

Deve-se atentar também ao fato de não haver restrições para bolsistas do ProUni.

Aprenda a fazer a inscrição SISU 2020?

A inscrição nesse sistema deve ser feita com a senha e o número de inscrição utilizado no Enem.

Em caso de perda ou esquecimento desses dados, pode-se recuperá-los mediante do site do Inep, na página do participante.

Portanto, nenhuma documentação é necessária. Essa etapa será exigida apenas pelas IES no ato da matrícula.

Calendário SISU 2020

Não há também nenhuma mudança significativa no que concerne ao acompanhamento das atividades pelos candidatos inscritos no SISU.

O cronograma completo pode ser acompanhado no site oficial. Nele, sobretudo, o participante pode acompanhar o processo desde o ato da inscrição. Passando pelos resultados das chamadas até a divulgação da lista de espera.

Nota de Corte

A nota de corte nada mais é do que a pontuação mínima exigida com a finalidade que o candidato possa ser classificado entre os aprovados.

Da mesma maneira que ocorreu no sistema em anos anteriores, é provável que ele continue a calcular a nota de corte diariamente. Esta, a partir dos resultados obtidos pelos próprios participantes.

Consultar o Resultado do SISU 2020?

Os resultados do SISU podem ser conferidos no boletim do candidato, na página oficial do sistema.

Por conseguinte, os participantes podem ter acesso a seus desempenhos também mediante a central de atendimento do MEC e das IES constantes no site.

Mais agilidade, comodidade e flexibilidade!

À vista do que foi dito, podemos concluir que o SISU 2020 agiliza o processo seletivo dos candidatos. Ao mesmo tempo que oferece a eles mais opções de IES.

Isso porque, no SISU 2020, o estudante pode continuar tendo a chance de estudar em qualquer universidade do Brasil, utilizando apenas a nota do exame.

E você, pensa em estudar em alguma universidade pública fora de seu estado ou região? Comente!

Avalie esta matéria

Clique na estrela desejada para avaliar

Classificação: / 5. Votos: